Receber a família e os amigos em casa é algo muito prazeroso. Reflete nosso carinho pelas pessoas que nos são caras. Desde recepções simples até para os eventos mais elaborados, o ideal é começarmos a planejar o que vai ser feito com alguma antecedência.
Qual será o cardápio? O que vamos beber? Como vamos arrumar o ambiente e a mesa desta vez?
Todo esse preparo e atenção demonstra carinho com o convidado e a preparação prévia evita o esquecimento de determinados itens às vezes essenciais. A dica aqui é fazer um check list completo; ingredientes, bebidas, utensílios, enfim, montagem do “kit” e do roteiro de modo a facilitar o seu dia.
Outro ponto importante é deixar tudo “a mão” para não ficar no vai-vem da cozinha para a sala, e da sala para a cozinha à procura sempre de alguma coisa ao invés de “fazer sala” para os seus convidados.
Se seu evento é mais formal, pense em contar com uma ajuda extra no dia. Se a festa for para os de casa é tudo bem mais fácil pois todos sabem onde encontrar algum utensílio não previsto e também se servem naturalmente.
Pequenos detalhes previamente planejados também ajudam no dia: Aquele perfuminho de ambiente, a escolha dos tecidos, o deslocamento dos móveis, palitos com lindos enfeites, guardanapos decorados, tigelinha fofa para o caroço de azeitona, pratinhos e talheres para aperitivo, suporte de copos para as entradas etc.
A idéia é transformar um simples encontro num momento mais que especial. Independentemente do estilo do seu evento, ele encantará os convidados, e será sempre lembrado com saudade.
E nunca se esqueça de dois elementos importantes: o simples bem feito, bem cuidado tem muito charme; e em segundo lugar, trate de curtir o encontro para que o desejo de reunir pessoas em casa não seja sempre a lembrança de uma grande tarefa.